terça-feira, 30 de maio de 2017

Linguagem verbal e não verbal: A arte da Fotografia


Linguagem verbal e não verbal: A arte da Fotografia 



Por Alexia Cristina

A história da fotografia percorreu um longo caminho passando pelo uso das enormes câmeras analógicas, exposição de imagens à luz do sol chegando à revelação de imagens utilizando chapas metálicas e vapor de mercúrio.

viver_de_jornalismo-jornalismo_cameras_jornal_jornais_aplicativo_fotos-públicas
Crédito: Divulgação web

A evolução dos equipamentos usados para registrar imagens contribuíram para o processo de transformação na captação e no registro da imagem. Os tipos de câmeras emplacados pelo mercado foram: câmera escura; Pinhole; Instantânea; Digital; Aquática. 


Desta forma, ao longo dos anos a câmera foi inserida em outros aparelhos como os smarthphones e tablets, tornando acessível o registro de fotografias usando uma câmera ou equipamento que captura imagens.

       Por causa do avanço tecnológico na área da fotografia e áreas relacionadas, o jornalista conseguiu apropriar destas mudanças rapidamente transmitindo os registros para as mídias existentes por meio da Internet, rádio, impresso e TV.

Portal Fotos Públicas

       Como uma alternativa para os comunicadores e jornalistas, o Site FotosPublicas.com trabalha de forma colaborativa por meio de um portal com fotos online de acesso gratuito.

 Dia mundial do brincar. Evento realizado no parque da cidade, em Brasília.
Crédito: Marcelo Camargo - Agência Brasil/ Portal Fotospublicas

        Pensando em registrar o próprio trabalho, uma equipe de cinco fotógrafos, um design gráfico e um jornalista criaram o site www.fotospublicas.com, um portal com acervo fotográfico gratuito no sistema Creative Commons. As fotografias estão disponíveis para serem adquiridas gratuitamente através do download usando a regra de divulgação, informando o crédito do fotografo e a fonte.

      Jornalistas, comunicadores sociais e fotógrafos, adquirem as imagens disponíveis no portal "Fotos Públicas" para utilizarem na forma digital ou impressa. Assim, a democratização das imagens se torna viável às empresas ou profissionais que não possuem agência para realizar coberturas maiores, como o evento das Olimpíadas que aconteceu nas maiores metrópoles do País.

Carreira profissional na área da fotografia.


      Com vários cursos de especialização no mercado, praticar a arte da fotografia nas horas vagas virou um hobbie especial para uma acadêmica, caminhando para um futuro profissional.

     A acadêmica Mariana Teodoro, de 19 anos, cursa jornalismo na Universidade Federal do Tocantins e conta que se identificou com o curso principalmente por causa da fotografia. "Através do curso de jornalismo, conheci a fotografia. Desde então pensei em vários projetos, como terminar o curso Inglês e o de jornalismo. Depois me especializarei na área da fotografia".


Ensaio fotográfico realizado pela estudante. Modelo Kamilla Rocha
Foto: Mariana Teodoro

       Mariana disse também que a fotografia mudou alguns aspectos pessoais de sua vida, como por exemplo: saber se posicionar diante o público. "Antigamente, quando era fotografada, sentia muita vergonha. Mas quando eu passei a estar atrás da câmera, comecei a não sentir mais esta vergonha", disse. A estudante adquiriu uma nova habilidade cursando jornalismo diz que pretende seguir carreira profissional na área.



Nenhum comentário:

Postar um comentário