sábado, 3 de junho de 2017

Mídias sociais: a relação entre jornalismo e marketing


Mídias sociais: a relação entre jornalismo e marketing


Por Isabel Cristina

Os jornalistas têm desenvolvido um papel fundamental na promoção de serviços das empresas onde cada vez mais tem surgido espaço para eles nesse mercado. Hoje, mais do que nunca, empresas procuram contratar profissionais especializados em mídias sociais, mas que também são formados em Jornalismo. Fundamentado na comunicação, o jornalista e social media vem usar estratégias para que a comunicação dentro da empresa flua como um todo. 

Desde que o jornalismo é entendido como profissão, o e-mail é ferramenta fundamental e quase principal na vida destes profissionais. Porém, o jornalismo sempre esteve de portas abertas para novas ascenções, principalmente no mundo digital. Uma área ampla da comunicação que é inteiramente apta a novas experiências não poderia ficar de fora das novidades midiáticas onlines.


Com o passar do tempo e o surgimento desses novos meios de comunicação, as mídias sociais têm caminhado junto aos jornalistas na busca de maior facilidade e rapidez da divulgação de notícias. 
Foto: Divulgação web

Como as mídias sociais e o jornalismo se conectaram e passaram a trabalhar juntos, o marketing empresarial se juntou a elas para melhorar a divulgação dos serviços de empresas e instituições. Hoje, jornalistas em todo o mundo procuram se especializar na área de mídias sociais pois, cada vez mais, empresas têm aderido a essa ferramenta de divulgação de produtos e serviços. 

Quase uma assessoria de imprensa, esses jornalistas adentraram às empresas com a função de divulgar ações em tempo real. Com o auxílio e experiência nas mídias sociais, esses jornalistas ganharam espaço dentro de instituições e empresas com foco no marketing empresarial. 

Em uma conversa com Patrícia Stroher - jornalista especializada em criação de conteúdo para a web - percebemos a importância de um jornalista social media quando o assunto é marketing de empresas. 

Para ela, o jornalista tem o papel de analisar o grau de relevância do que vai ser publicado sobre as ações de uma determinada empresa. “Tudo depende muito da qualidade da informação que você vai passar para o seu público. Com a formação em jornalismo, você tem um pouco mais desta percepção, mas isso tem que ser adaptado ao seu planejamento na área de mídias sociais”, ressaltou. 

O jornalista que atua em mídias sociais nas empresas/instituições se mune de suas especialidades jornalísticas, o que vai ser o diferencial ao gerenciar as páginas. Planejamento estratégico, gerenciamento de crises e novas formas de impulsionamento e patrocínio de publicações são “mamão com açúcar” para o jornalista que trabalha com mídias sociais. 


Imagem: web
Alguns casos de sucesso são reconhecidos por grande parte dos palmenses quando falamos de mídias sociais, jornalismo e marketing. Um exemplo de empresa que hoje tem grande interação nas redes sociais com promoção de ações e eventos é a Prefeitura de Palmas. 

Em 2013, quando a instituição aderiu a esse tipo de marketing, as páginas eram gerenciadas por uma publicitária. No ano seguinte, estudantes na área de jornalismo começaram a fazer parte da equipe de mídias sociais da Prefeitura que, em 1 ano, ganhou quase 10 mil novos seguidores. 

Com o passar do tempo e vendo a necessidade de um olhar mais jornalístico, a instituição passou a contar com uma equipe de mídias sociais toda composta por jornalistas e que hoje é liderada por uma jornalista especializada no assunto. 
 


Focada em divulgar as ações da prefeitura por toda a cidade e todos os trabalhos feitos pela gestão, a página da Prefeitura de Palmas, no Facebook, chega hoje com seus mais de 30 mil seguidores e em torno de mil likes como alcance em suas publicações.

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