Mídias sociais: a relação entre jornalismo e marketing
Por Isabel Cristina
Os
jornalistas têm desenvolvido um papel fundamental na promoção de serviços das
empresas onde cada vez mais tem surgido espaço para eles nesse mercado. Hoje,
mais do que nunca, empresas procuram contratar profissionais especializados em
mídias sociais, mas que também são formados em Jornalismo. Fundamentado na
comunicação, o jornalista e social media vem usar estratégias para que a
comunicação dentro da empresa flua como um todo.
Desde
que o jornalismo é entendido como profissão, o e-mail é ferramenta fundamental
e quase principal na vida destes profissionais. Porém, o jornalismo sempre
esteve de portas abertas para novas ascenções, principalmente no mundo digital.
Uma área ampla da comunicação que é inteiramente apta a novas experiências não
poderia ficar de fora das novidades midiáticas onlines.
Com
o passar do tempo e o surgimento desses novos meios de comunicação, as mídias
sociais têm caminhado junto aos jornalistas na busca de maior facilidade e
rapidez da divulgação de notícias.
Foto: Divulgação web |
Como
as mídias sociais e o jornalismo se conectaram e passaram a trabalhar juntos, o
marketing empresarial se juntou a elas para melhorar a divulgação dos serviços
de empresas e instituições. Hoje, jornalistas em todo o mundo procuram se
especializar na área de mídias sociais pois, cada vez mais, empresas têm
aderido a essa ferramenta de divulgação de produtos e serviços.
Quase
uma assessoria de imprensa, esses jornalistas adentraram às empresas com a
função de divulgar ações em tempo real. Com o auxílio e experiência nas mídias
sociais, esses jornalistas ganharam espaço dentro de instituições e empresas
com foco no marketing empresarial.
Em
uma conversa com Patrícia Stroher - jornalista especializada em criação de
conteúdo para a web - percebemos a importância de um jornalista social media
quando o assunto é marketing de empresas.
Para
ela, o jornalista tem o papel de analisar o grau de relevância do que vai ser
publicado sobre as ações de uma determinada empresa. “Tudo depende muito da
qualidade da informação que você vai passar para o seu público. Com a formação
em jornalismo, você tem um pouco mais desta percepção, mas isso tem que ser
adaptado ao seu planejamento na área de mídias sociais”, ressaltou.
O
jornalista que atua em mídias sociais nas empresas/instituições se mune de suas
especialidades jornalísticas, o que vai ser o diferencial ao gerenciar as
páginas. Planejamento estratégico, gerenciamento de crises e novas formas de
impulsionamento e patrocínio de publicações são “mamão com açúcar” para o
jornalista que trabalha com mídias sociais.
Imagem: web |
Alguns
casos de sucesso são reconhecidos por grande parte dos palmenses quando falamos
de mídias sociais, jornalismo e marketing. Um exemplo de empresa que hoje tem
grande interação nas redes sociais com promoção de ações e eventos é a
Prefeitura de Palmas.
Em
2013, quando a instituição aderiu a esse tipo de marketing, as páginas eram
gerenciadas por uma publicitária. No ano seguinte, estudantes na área de
jornalismo começaram a fazer parte da equipe de mídias sociais da Prefeitura
que, em 1 ano, ganhou quase 10 mil novos seguidores.
Com
o passar do tempo e vendo a necessidade de um olhar mais jornalístico, a
instituição passou a contar com uma equipe de mídias sociais toda composta por
jornalistas e que hoje é liderada por uma jornalista especializada no assunto.
Focada
em divulgar as ações da prefeitura por toda a cidade e todos os trabalhos
feitos pela gestão, a página da Prefeitura de Palmas, no Facebook, chega hoje
com seus mais de 30 mil seguidores e em torno de mil likes como alcance em suas
publicações.
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