sexta-feira, 2 de junho de 2017

Novos caminhos: jornalismo empreendedor na Internet


Os novos caminhos: jornalismo empreendedor na Internet


Por Jaqueline Brito e Alexia Cristina.

        Apesar de ser difícil, o jornalismo empreendedor vem com muita força como resposta as grandes mídias. Com a crise nos últimos anos os projetos de jornalismo independente cresceram com várias oportunidades.

      Por isso a jornalista Verônica Machado abandonou tudo para começar uma nova carreira na área do jornalismo então surgiu o Jornalista 3.0. "Por isso, nos últimos anos, o número de projetos de jornalismo independente cresceu bastante. O advento da internet também é um fator fundamental que facilitou e barateou esse processo. Crise, oportunidade e internet abrem caminho para um movimento muito forte de jornalistas empreendedores" relatou.




Créditos do site http://jornalista30.com.br/ 
Verônica Machado: jornalista empreendedora na Internet.

Nós conversamos com a jornalista para saber  mais sobre sua trajetória como empreendedora.


- Como você enxerga o jornalismo empreendedor no Brasil?
Verônica: Difícil. Ser empreendedor no Brasil, em geral, é bem complicado devido às burocracias, altos impostos e falta de incentivo. O Jornalismo empreendedor vem muito forte como uma resposta à crise nas grandes mídias. Muitas demissões em massa fizeram o que comunicadores passassem a considerar ter o próprio negócio uma opção de recuperar renda e ter reconhecimento. 



- Quando surgiu a ideia para se tornar uma empreendedora na Internet?
Verônica: Eu gosto de comunicação desde 2013. Foi aí que surgiu a ideia de fazer um jornalismo do meu jeito e nasceu o Vidas Contadas, um site onde eu coloco vídeos curtos com histórias incríveis de pessoas comuns. 
Assim aprendi a colocar meu projeto no ar, talvez mais pessoas ficassem realizadas como eu. Por isso, criei o Jornalista 3.0, um blog para compartilhar conhecimentos entre jornalistas. Dele, nasceu dois cursos, o Idealize - Construtor de Ideias para Jornalistas e o Realize - Programa de Protagonismo Digital para Jornalistas. 


- Você é realizada com o que faz?
Verônica: Posso dizer, sem medo, que sou muito feliz na profissão e esse novo mercado baseado em mídias digitais abre muitas possibilidades para mim, assim como desafios. Quero estar pronta para enxergar as novidades e não sentar e esperar que alguém faça algo por mim. Criar projetos, experimentar, testar formatos de conteúdo são os ingredientes da minha realização.


- O que significa para você o Projeto Realize?
Verônica: Para mim, significa a forma como eu contribuo com o mundo. Ajudo aos meus colegas jornalistas ao compartilhar tudo o que aprendi nos últimos anos. Esse sentimento faz parte da nova economia colaborativa, então sinto que estou no caminho certo. O Realize virou uma comunidade de jornalistas do Brasil todo que se apoiam na construção de novos projetos da área no ambiente digital. O mais bacana é a disposição e altruísmo de todos em colaborar.


- O que é necessário para ser um Jornalista empreendedor além de um  projeto?
Verônica: Resiliência, persistência, altruísmo, controle financeiro, paixão e propósito.


- Quais os cuidados que o Jornalista empreendedor precisa ter para executar um projeto na internet?
 - Cuidado em querer fazer um projeto muito grande. É um peso grande nas costas e você acaba desistindo. Divida essa ideia maior em mini tarefas.
- Cuidado com esquecer a apuração. Apurar é fundamental e a base do nosso trabalho como jornalista. 
- Cuidado com não fazer benfeito (nova ortografia). Fazer de qualquer jeito pode prejudicar sua imagem.



- Quais dicas você sugere para quem ainda é estudante  e tem interesse de seguir carreira no Jornalismo empreendedor?
Verônica: Observe quem faz. Experimente e faça pequenos testes. Não espere cair do céu e corra atrás, seja adulto. Significa se responsabilizar pelos resultados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário